terça-feira, 12 de maio de 2009

Dimensão Topoceptiva

Dimensão Topoceptiva. Observa as características configurativas dos espaços incidentes na noção de localização dos indivíduos, em termos de orientação e identificação. Examina-se o desempenho topoceptivo dos lugares em diversos níveis de apreensão do espaço: níveis de conhecimento sensível e abrangência universal (percepção e imagem mental) e nível de conhecimento profissional e abrangência restrita (representação projetual).

Leia mais sobre a dimensão topoceptiva. E ainda, faça aqui uma Análise do Desempenho Topoceptivo na Percepção.

clique para ampliar

Exemplos de bom desempenho à orientação e identificação por meio da configuração espacial: no por de sol em Porto Alegre, clareza da silhueta devido ao contraste com o fundo da figura; esta é definida por linha de coroamento com composição equilibrada por segmentos retos e curvos, e de diversos tamanhos. Em cena no Leblon, há alargamento e visual fechada, ambos claros, além do forte realce provido pelo contraste, dominância e singularidade da forma da montanha. No campo visual registrado em Bamberg, mostram-se alargamento com preparação para estreitamento e direcionamento (embora fraco) e visual fechada forte.

clique para ampliar

Os exemplos de lugares com problemas de desempenho topoceptivo mostram: repetição de edifícios com formas muito semelhantes, agrupados de modo repetitivo, na cena de São Paulo, e excesso de diversidade de alturas, larguras, profundidades e proporções das edificações nos demais casos. Nestes últimos vê-se, ainda, a grande variação das relações topológicas (vizinhanças e distanciamentos) entre os volumes edificados.

http://www.unb.br/fau/cidade_arquitetura/topoceptiva.htm